A Importância da Impermeabilização

Impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluidos e vapores, podendo conte-los ou escoá-los para fora do local que necessitamos proteger.

equipe

A importância da impermeabilização, além de permitir a habitabilidade e funcionalidade da construção civil, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com infiltração de água, integrada ao oxigênio e outros componentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva ácida, ozônio), já que uma grande quantidade de materiais constituintes da construção civil sofre um processo de deterioração e degradação, quando em presença dos meios agressivos da atmosfera.

Tem-se verificado com freqüência que a impermeabilização não analisada com a devida importância por parte dos engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, tendo como conseqüência infiltração de água num primeiro instante, seguido de uma serie de conseqüências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas, curtos circuitos, etc., gera altos custos de manutenção e recuperação.

infiltração
umidade
mofo

0 custo de uma impermeabilização na construção civil e estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, a não funcionalidade da mesma poderá gerar custos de reimpermeabilização da ordem de 5% a 10% do custo da obra envolvendo quebra de pisos cerâmicos, granitos, argamassas, etc., sem considerar custos de conseqüências patológicas mais importantes e outros transtornos ocasionados, depreciação de valor patrimonial, etc.

Portanto, é de suma importância o estudo adequado da impermeabilização de forma a utilizarmos todos os recursos técnicos que dispomos para executa-la da melhor forma possível.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASD8AK/impermeabilizacao